A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu, entre os dias 3 e 5 de abril, encontros de acolhimento para mais de 250 profissionais que vão atuar em quatro novos Centros Municipais de Educação Infantil – Rede Parceira (CMEIs-RP). Participaram das atividades formativas diretores, professores e auxiliares de sala que vieram reforçar a Educação Infantil da rede pública municipal de ensino da capital.
Os profissionais já vão iniciar as atividades, no mês de abril, nos CMEI/RP do Santos Dumont, Chã da Jaqueira, Tabuleiro do Martins e Ponta da Terra.
A iniciativa foi idealizada pelas coordenadorias de Educação Infantil e de Formação Docente da Semed. O objetivo dos encontros foi para além de apenas acolher esses profissionais, conforme explica Thainy Lira, coordenadora de Educação Infantil. “Foram três dias ricos de informações quanto à proposta curricular, práticas pedagógicas, todo o aparato legislativo que nos respalda para propor uma Educação Infantil de qualidade, respeitando e garantindo o desenvolvimento integral das nossas crianças”, afirmou.
A coordenadora destacou, ainda, a importância das atividades para que os profissionais se sintam pertencentes à rede pública municipal de ensino. “Priorizamos muito esse acolhimento, porque eles são profissionais da rede pública de ensino de Maceió, independentemente da forma de contratação. E o mais importante foi o alinhamento pedagógico para que eles possam garantir o que é estabelecido nos documentos norteadores da Semed, de modo que garantam um currículo que tenha a criança no centro do planejamento e a valorização da brincadeira e interações”, frisou Thainy Lira.
Fabrícia Neves será uma das auxiliares de sala do CMEI-RP da Chã da Jaqueira. Para ela, o acolhimento foi primordial para o início da nova jornada. “Esse acolhimento foi muito importante para termos percepção do ambiente em que iremos trabalhar, o que a gente vai encontrar, toda a responsabilidade passada para que a gente consiga acolher, de forma respeitosa, todas essas crianças e suas famílias. Todo esse acolhimento e parceria é imprescindível para que nosso trabalho seja eficaz”, pontuou.
A auxiliar de sala também falou das expectativas para o trabalho. “Acolher essas crianças, com esse olhar de auxiliar de sala, vai ser muito importante. Minha expectativa é ampliar o meu conhecimento para atender da melhor maneira possível”, garantiu.
Biviane Moro é coordenadora pedagógica de Educação Infantil do Instituto de Gestão Educacional e Valorização do Ensino (IGEVE), responsável pela contratação dos profissionais. Ela participou dos três encontros de acolhimento e parabenizou a Educação pela promoção das atividades. “Esse acolhimento que a Semed fez para as nossas equipes foi muito importante para que eles se sintam abraçados, que é uma parceria importante para o município de Maceió, bem como entender que o objetivo principal é a Educação Infantil com a qualidade que a Semed já preconiza. Então, esse momento era o que precisávamos para começar com o pé direito em Maceió”, destacou.